(43) 3422-0930

Segunda à Sexta-feira
08:00 às 17:00hs

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí

(43) 3422-0930

Segunda à Sexta-feira
08:00 às 17:00hs

NOTÍCIAS

14/08/2015

Senai traz especialistas alemães para discutir a destinação de resíduos

Evento reuniu técnicos de Baden-Württemberg e representantes dos setores têxtil e vestuário, construção civil e madeira e mobiliário

O Senai reuniu, na unidade da Cidade Industrial de Curitiba, empresários, representantes de sindicatos e especialistas do estado de  Baden-Württemberg, na Alemanha, para discutir e avaliar as soluções para a gestão dos resíduos industriais em três setores: têxtil e vestuário, construção civil, e madeira e mobiliário. A primeira parte do evento, realizado em dezembro de 2012, foi destinada ao setor têxtil.

Para o especialista em resíduos industriais da Universidade de Rottenburg, na Alemanha, Ulrich Schroeder, a solução está na cultura. “É preciso que todos se envolvam. Na Europa, o grande problema é a escassez de recursos naturais como matéria-prima. A preocupação com o meio ambiente e o custo da produção faz com que os empresários europeus busquem constantemente soluções de reaproveitamento das sobras industriais”.

A gestão dos resíduos industriais é um tema que impacta o setor produtivo. Segundo o gerente de novas tecnologias do Senai no Paraná, Reinaldo Tockus, o setor têxtil e do vestuário é um dos que mais sofrem por conta da quantidade de materiais sintéticos que sobram das confecções.

Outro problema deste setor, segundo Tockus, é a forte concorrência com os produtos asiáticos. “Além da prática desleal de preços, os produtos importados também geram resíduos ao final da vida útil. Esse resíduo cai na conta de quem trabalha dentro da legalidade”.

Tockus também destacou a importância do tema e da busca por soluções. “Estas questões devem ser analisadas de forma que se encontre um fluxo natural legal que atenda todo o setor produtivo”, ressalta.

Buscar em noticias

fotos