(43) 3422-0930

Segunda à Sexta-feira
08:00 às 17:00hs

Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí

(43) 3422-0930

Segunda à Sexta-feira
08:00 às 17:00hs

NOTÍCIAS

14/08/2015

Em meio a crise econômica, Sivale apresenta sugestão para empresas

O objetivo é a busca de qualidade dos produtos reduzindo os estoques

o total, oito empresas associadas tiveram ainda 80% de subsídio via Sebraetec para participar do projeto - Foto Divulgação

O Japão, país mundialmente conhecido por sua alta tecnologia e capacidade de recuperar-se de crises econômicas, guerras e catástrofes ambientais, há tempo apresentou ao mundo o seu modelo de administração, por meio do Sistema Toyota de Produção. 

O objetivo é a busca de qualidade dos produtos reduzindo os estoques e principalmente os custos.   Baseado neste sistema, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana e Vale do Ivaí – SIVALE realiza um trabalho direcionado às empresas associadas. Intitulado Lean Manufacturing, o trabalho de Gestão da Produção no modelo do Sistema Toyota é realizado em 100 horas, dividido em três workshops, direcionado à gerentes de departamentos (produção) ou consultorias individuais nas empresas.   

Trata-se de um primeiro trabalho realizado em parceria com o SENAI Londrina com a participação do consultor Mário Abraham e também com o SEBRAE. No total, oito empresas associadas tiveram ainda 80% de subsídio via Sebraetec para participar do projeto.   “Trata-se de um custo baixo para um trabalho que possibilitará o alcance de um grande resultado. Neste projeto o consultor efetivamente participa das ações, atuando também diretamente no chão de fábrica. Em Apucarana, já tivemos empresas que participaram e conseguiram alcançar um aumento de 40% de produtividade”, explicou o presidente do SIVALE Jayme Leonel.   Segundo os manuais da Toyota, os desperdícios podem ser classificados em sete tipos: Tempo perdido em conserto ou refugo; Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário; Operações desnecessárias no processo de manufatura; Transporte; Estoque; Movimento humano e  Espera.   

Foto: Divulgação


DEPOIMENTOS – Quem está tendo a oportunidade de participar do treinamento se mostrou entusiasmado. Os índices do SENAI de todos que já aplicaram o método apontam para uma aprovação de 99%. O gerente de produção da Boneleska Bonés Davi Felix de Souza não vê a hora de “colocar a mão na massa”. “Estamos na expectativa da implantação do sistema na empresa, porém, me pareceu algo muito inovador e dinâmico. Todo o processo é focado em resultados diretos. De todos os cursos e treinamento que eu já participei este é de longe mais promissor” declarou ele.   “A parte teórica nos mostrou que existe uma grande possibilidade de buscar os objetivos. Porém, precisamos mudar a mentalidade sobre o trabalho. Agora vamos aplicar o método em nossa realidade. Será a hora de sairmos da teoria e partirmos para a prática”, disse a gerente de produção da empresa Itália Milano Eliney Pavanato.   

“Eu já conhecia o sistema que em minha opinião já deveria estar sendo aplicado por 100% das empresas. Acredito que por meio deste método podemos finalmente saber o valor exato de custo e produção. Quem utiliza o Sistema consegue agregar mais qualidade aos seus produtos”, pontuou o gerente de produção da empresa Commanders Uniformes Wagner Antonio de Souza.   2016 - Para o ano que vem, o SIVALE pretende realizar uma nova etapa de aplicação do Sistema Toyota de Produção para mais empresas. Os interessados já devem procurar o Sindicato para fazer parte deste e de outros projetos direcionados para o setor do vestuário. Mais informações no SIVALE pelo telefone (43) 3422 0930.

Buscar em noticias

fotos